quarta-feira, 12 de março de 2014

Dica de Leitura | Todo novo começo surge de um antigo começo

Tive uma ótima experiência de leitura em fevereiro e quero indicar para todos e não importa em que estágio da vida pessoal ou profissional você esteja, com certeza irá se identificar.

O livro tem o título de "Todo novo começo surge de um antigo começo - transições de vida e carreira" e é do Rogério Chér. 


Abaixo seguem partes do livro que foram importantes para mim:

- "... quando os autores citam uma frase do dramaturgo e primeiro presidente da República Tcheca, Vaclav Havel: "A esperança não é um prognóstico... Não é a convicção de que algo vai dar certo, mas a certeza de que algo faz sentido, independente de como terminar."".

- "Desse modo, apesar de todos os desconfortos de quando estamos "em pleno ar", vale a pena seguir adiante quando a decisão "faz sentido"."

- "Não existe apenas transição de carreira, mas sim transição de vida e carreira; são variáveis inseparáveis. Para onde vai sua vida, a carreira caminhará junto, e para onde caminhar sua carreira, lá seguirão os impactos sobre sua vida."

- "Os indivíduos mais bem-sucedidos nas transições são aqueles que falam de maneira aberta sobre suas dificuldades, encaram de frente a realidade nua e crua e não perdem a fé em um final feliz."

- "Encontrei neste livro uma forma de agradecimento, com o registro de histórias de indivíduos que viveram transformações importantes em suas vidas e carreiras, movidos pela maior consciência sobre suas histórias, pela decisão de se tornarem biógrafos de si mesmos e pelo encontro com seus valores e propósitos, que não deixam a vida morrer em nós enquanto ainda vivemos."

- "... são exatamente em contextos difíceis, como uma demissão - ou como em outros fracassos em nossas vidas e carreiras -, que temos a oportunidade de descobrir potencialidades em nós mesmos."

- "Abre-se uma etapa não para esquecer ou perdoar, mas para aceitar, acolher e integrar tudo isso à sua história."

- "Falar abertamente sobre nossos sentimentos diante das perdas libera uma energia vital capaz de encurtar o sofrimento.";

- "É importante aceitar, acolher e integrar os aspectos da perda à nossa história para pavimentarmos um novo caminho em toda transição de vida e de carreira.";

- "O final de um ciclo e o início de outro é sempre um tempo de sofrimento." Campbell, em O poder do mito;

- "Não existe transição de carreira, mas sim transições de vida e carreira. Todas as decisões de vida afetam de algum modo na carreira. Todas as decisões de carreira afetam a vida. Vida e carreira são um binômio indissociável.";

- "Lessing disse uma vez que aquele que não perde a cabeça com certas coisas é porque não tem cabeça para perder. Ora, em uma situação anormal, uma reação anormal simplesmente é a conduta normal.";

- "Você acolheu, aceitou e integrou aqueles episódios como parte da sua biografia, como um pedaço que pertence à sua historia.";

- "Suas escolhas serão permeadas pelo que pode trazer de significado, e por isso podemos esperar caminhos de vida e de carreira mais felizes."

- "Teremos momentos felizes intercalados por outros que trarão dor e sofrimento. Mas sempre teremos uma alternativa, que será decisiva para a marca essencial que deixaremos em nossa biografia."

- "Nunca duvidei - não apenas de que sairia vivo, mas que também venceria no final e transformaria aquela experiência em um divisor de águas da minha vida - experiência que, em retrospectiva, eu não trocaria por nada." (Collins, 2006, p.127)

- "Você não viverá sozinho sua transição, seja ela qual for. As pessoas mais próximas - sobretudo da família - "passeiam" pela curva da perda junto com você."

- "Há sempre o risco de nos precipitarmos durante uma transição, encarando o empreendedorismo como uma "via rápida" para retomarmos uma atividade econômica."

- "É a partir desse contato e da união com nosso lado mais sombrio que encontramos força, felicidade e capacidade para viver sonhos."

- "O que nasce a partir daí é uma visão mais autêntica de nós, menos autoidealizada, e que se tornará capaz de alterar nossa realidade. É o momento para nos transformarmos naquilo que realmente somos."

Boa leitura!

Beijos =)









Nenhum comentário:

Postar um comentário