domingo, 27 de abril de 2014

Virada Empreendedora | Arena de Educação Empreendedora

Hoje participei de uma mesa redonda sobre Educação Empreendedora que foi sensacional e não poderia deixar de dividir com você esse aprendizado!

Segue abaixo o meu relato dessa atividade:

Pedro Waengertner, da Aceleratech - contou do processo da aceleradora e a grande importância de se aprender na prática.

Alexandre N. Ghobil, do Mackenzie - contou que estão pensando empreendedorismo mais global dentro da universidade. A grande questão é como ajudar os alunos não ligados a área de gestão para incorporarem empreendedorismo nas suas atividades.
Atualmente são 15 projetos na pré-incubadora e mais alguns projetos na incubadora. 

Marina S. de Camargo, do Senac SP - contei um pouco do trabalho desenvolvido dentro do Senac SP, coloquei que o mais importante nesse processo todo é a formação dos formadores e trabalhar o tema empreendedorismo transversalmente.

Gilberto Sarfati, da FGV - mostrou uma experiência da FGV de Lean Brasileiro, eles utilizam 3 business model: o CANVAS convencional, e outros dois desenvolvidos por eles para trabalhar a ideia. Se colocou a disposição para passar para outras pessoas essa metodologia.

Tales Andreassi, da FGV - contou de uma aula que juntou alunos da FGV, do ITA e a Embraer para pensar em negócios com base nos problemas da Embraer. Os alunos ficaram por 1 semana no ITA e foi uma ótima interação entre os alunos, muito networking aconteceu.
Algumas melhorias para os próximos serão fazer em um tempo maior, um alinhamento dos conceitos de administração para os alunos do ITA e de tecnologia para os alunos da FGV, e outra ação também é trazer os alunos do ITA para FGV.

Matheus Borges, da Fundação Estudar - faz engenharia mecânica na UNICAMP e montou o Liga do Empreendedorismo, baseado no clube da Luta. A grande falha da maioria dos alunos é não saber monetizar a ideia de negócio e para iniciar essa discussão usaram a atividade famosa da Tina Seelig, onde a pessoa começa com R$ 10,00 e precisa desenvolver esse valor o quanto conseguir!

O outro lado da moeda: A proposta do espaço o "outro lado da moeda" é que alunos e ex-alunos contem das suas experiências nas instituições.

Gabriella Sant'Anna e Bruno Prudente, alunos da UNIFEI - mostraram as ações desenvolvidas pelo Centro de Empreendedorismo, a grande diferença foi a mudança no comportamento, por conta da disciplina Atitude Empreendedora. O curso de administração é com ênfase em empreendedorismo e os alunos precisam montar uma empresa, às vezes simulada, mas vários alunos aproveitam para montar suas empresas reais.  

Fernanda Matsuoka, ex-aluna do Bacharelado em Hotelaria do Centro Universitário Senac - falou que ela é prova de que o Senac SP trabalha empreendedorismo há muito tempo e que tudo que foi trabalhando na universidade resultou na abertura da Hey São Paulo, empresa que faz turismo de bike por São Paulo. Confiram o vídeo abaixo:


Renata Lia Godoy Jakober e Andrea Lia Godoy Jakober, ex-alunas do Bacharelado em Hotelaria e alunas do Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Senac - elas contaram que todo o apoio e ações desenvolvidas dentro do Senac SP fizeram com que acreditassem no seu potencial. Começaram trabalhando desde cedo no SPA da família (SPA Colonial Med), fizeram o curso de hotelaria e puderam colocar todo a aprendizado na prática, após uma viagem para a Austrália resolveram voltar para o Brasil, abriram o Detox Market e voltaram a estudar, estão fazendo nutrição.

Beijos =)





Nenhum comentário:

Postar um comentário