segunda-feira, 19 de maio de 2014

Leadership for Transition - Schumacher College | Parte 3

Quando o Tim Crabtree pediu para que cada um se apresentasse e dissesse porque estava ali falei que trabalho com Empreendedorismo e sustentabilidade no SENAC - SP, mas falei também que quero uma vida diferente em São Paulo e estar na Shumacher está fazendo toda a diferença para achar o caminho para isso.



Ele apresentou a cooperativa de Mondragon como exemplo de economia democrática com 84 mil funcionários e 256 empresas participantes da cooperativa.

Deixou como dica o livro The Living Economy para leitura sobre a nova economia, do autor Paul Ekins.

Algumas dúvidas minhas:
Como posso minimizar o meu impacto na sociedade?
Como posso ter ações mais sustentáveis?
Como a comunidade onde moro pode ser mais sustentável?
Tem produtores orgânicos na região de Interlagos/Parelheiros?
Como líder quais são as influências que fazemos?

Outro livro que ele deixou como dica é o Small is Possible, do autor George McRobie.

O líder precisa ter consciência que querendo ou não está gerando uma certa influência nas pessoas que estão ao seu redor, quando Tim falou isso também pensei que qualquer ação nossa acaba gerando uma influência em alguém e daí volto na grande da física: ação e reação!

Se as pessoas tivessem mais consciência de como suas ações fazem a diferença ou podem mudar a vida das outras pessoas tudo seria diferente. Uma dica minha agora é preste atenção no que faz e pense um pouco antes de realizar!

Todos os trabalhos são importantes para o bom andamento da sociedade. Na Schumacher você consegue ver muito bem isso, pois cada um tem uma função e podemos trazer essa realidade para a nossa sociedade e pensar nas pessoas que trabalham para o bom ou ruim funcionamento da nossa cidade.

Intention + attention (Intenção + atenção) 

A meditação é uma boa forma de aprender a prestar atenção, ir além do que estamos acostumados a olhar no dia a dia.

Se você está atento na sua intenção, no seu caminho saberá o momento de parar, mudar de rota ou só tomar fôlego.

Hoje estamos com o lado racional mais aflorado e deixamos de lado o emocional, isso tem impacto direto na sociedade, em nossas escolhas!

O ideal é um equilíbrio entre o racional e o emocional!

Com essa discussão sobre economia com o Tim só reforçou para mim que não podemos ficar dependendo dos nossos governantes para mudar o Brasil, precisamos começar pelas nossas ações!

Algumas atenções que devo lembrar:
- comida mais saudável
- energia boa o tempo todo
- como fazer diferente no dia a dia para não ficar no piloto automático

Enquanto a Schumacher continuar como um espaço pequeno, será só um espaço pequeno. O que está me incomodando é saber que na próxima semana volto para uma cidade louca, onde serei só mais uma e as pessoas pouco se enxergam...

Como é difícil colocar na prática o que falamos, na teoria tudo é lindo! Estava também refletindo sobre a meditação, aqui eles meditam todas as manhãs por 40 minutos, mas não adianta nada meditar todos os dias e não ter a consciência das nossas ações nos outros. Em vez de meditar por alguns minutos, sugiro trazer a meditação para o dia todo, 24 horas! 

Quero ler como foi os outros dias:
- Parte 4;
- Parte 5!

Beijos =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário