quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Palestra Arri Coser | O que aprendi!

Arri Coser, foi fundador do restaurante Fogo de Chão e hoje em dia dono do NB Steak e Maremonti. Sua história é inspiradora, ele é uma pessoa super simples com um belo sotaque do sul e foi assim que ele apresentou a foto do primeiro restaurante Fogo de Chão, em Porto Alegre, que compraram em 1979.

Antes de vender o Fogo de Chão, em 2011, para a GP investimentos eles saíram do restaurante "beira de estrada" para 10 restaurantes no Brasil, 25 nos Estados Unidos e 1 em Porto Rico.
Arri deixou claro que sua grande faculdade, mestrado e doutorado foi o Fogo de Chão, e tudo na prática!

Para que o negócio crescesse ele trouxe o aprendizado das viagens que vez para vários lugares do mundo, inclusive o novo restaurante do Maremonti na Riviera, que será lançado no próximo verão foi totalmente inspirado em espaços que ele passou com vista para o mar na Grécia e na Itália.

Depois da venda do Fogo de Chão, em 2011, ficou 8 meses viajando, mas não aguentou ficar longe por muito tempo e passou a trabalhar para reposicionar o Na Brasa, hoje NB Steak.

Arri também fez uma brincadeira que quando não se tem dinheiro você leva quase 20 anos para montar o seu negócio, mas quando se tem dinheiro fica mais fácil e em 18 meses o NB Steak já estava reposicionado e com bons resultados financeiros.

Uma inovação que ele está trazendo para o NB Steak é um empório que ficará ao lado de todos os restaurantes vendendo os produtos do NB para os apaixonados por churrasco.

Quando foi questionado sobre a crise econômica ele colocou que já possou por 6 e que a crise de 82 não foi diferente da de hoje e mesmo assim conseguiram com muito trabalho crescer com o Fogo de Chão, então tudo é possível!

Fiquei encantada com as colocações do Arri e uma das que mais gostei foi a de que "gente cuida de gente, se todos conseguirem crescer será muito melhor!".

Também disse que em seu treinamento para o atendimento começava dizendo que quem estava com cara feia deveria ir para a fazenda cuidar dos bois, pois boi não reclama, mas as pessoas sim!

Sobre um fracasso que marcou ele contou que, em 86, acreditou em um possível parceiro e foi enganado ficando sem a mercadoria, isso fez com que aprendesse a pensar um pouco mais antes de sair fazendo.

Como dica deixou para sempre trabalharmos com pessoas boas do lado, para ler muito e ter mentores para ajudar com conselhos.

Para ler a notícia que saiu sobre a palestra na Pequenas Empresas & Grandes Negócios, clique aqui!

Para ouvir o próprio Arri contando um pouquinho dessa história deixo como sugestão o vídeo abaixo:



Beijos =)

Um comentário: